Sinopse: Às vezes, quando nos sentimos mais solitários, o mundo decide se abrir de formas mágicas.
Jéssica SpuzzilloSuzy Swanson está quase certa do real motivo da morte de Franny Jackson. Todos dizem que não há como ter certeza, que algumas coisas simplesmente acontecem. Mas Suzy sabe que deve haver uma explicação — uma explicação científica — para que Franny tenha se afogado.
Assombrada pela perda de sua ex-melhor amiga — e pelo momento final e terrível entre elas —, Suzy se refugia no mundo silencioso de sua imaginação. Convencida de que a morte de Franny foi causada pela ferroada de uma água-viva, ela cria um plano para provar a verdade, mesmo que isso signifique viajar ao outro lado do mundo... sozinha. Enquanto se prepara, Suzy descobre coisas surpreendentes sobre o universo — e encontra amor e esperança bem mais perto do que ela imaginava.
Este romance dolorosamente sensível explora o momento crucial na vida de cada um de nós, quando percebemos pela primeira vez que nem todas as histórias têm final feliz... mas que novas aventuras estão esperando para florescer, às vezes bem à nossa frente.

 

  • Ano: 2016 / Páginas: 223 / Editora: Verus / Skoob / Classificação : 5/5

 

O mundo de Suzy é abalado quando pouco antes do início da sétima série, ela descobre que sua ex-melhor amiga Franny morreu de forma trágica. Foco no "Ex" que é uma das palavras chaves dessa história.

 

Suzy sempre foi um pouco estranha, com maneiras diferentes e muito conhecimento em fatos científicos para a sua pouca idade. Mas tudo bem, ela sempre teve a aceitação e o amor de Franny.Elas tinham o tipo de amizade divertida e sem complicações. Mas, a escola secundária acontece, e por alguns motivos elas acabam se separando.

 

Quando Suzy descobre a morte da ex-melhor amiga, acaba se fechando completamente e fica incomunicável com todos ao seu redor. Ela não consegue parar de pensar em como Franny, melhor nadadora que conhecia se afogou? Só uma solução fazia sentido: Ela morreu por ter sido picada por uma água-viva mortal.

 

Uma vez que essa ideia é fixada na sua cabeça, ela não consegue esquecer isso. Então se dedica 100 % para tornar verdadeira a sua teoria e quanto mais isso acontece, mas longe das pessoas fica.

 

"Imagine isso. Imagine se pudéssemos dizer: Opa, isto está muito difícil! E então encolhêssemos de tamanho e voltássemos a ser crianças, como antigamente. E pudéssemos ficar lá, em segurança, para sempre? ”

 

O livro aborda bastante o tema águas-vivas e fatos científicos sobre elas, mas conseguimos perceber que os hábitos biológicos desses seres são de fato uma metáfora perfeita para a tristeza sobre a perda da primeira amizade, os estágios da dor e as dificuldades do ensino médio. Como encontrar respostas e compreensão de uma cosia que nunca poderá ser entendida?

 

Suzy, incorpora algumas qualidades que eu admiro nas pessoas. Tenacidade, curiosidade orientada para a investigação e a capacidade de acreditar que nem tudo é tão simples como pode parecer. Sua história inteira é escrita como um papel de pesquisa, começando com uma hipótese e terminando com resultados e uma conclusão. Eu realmente amei a escrita da autora, além da história maravilhosa e emocionante, ela acaba nos ensinando ótimas ferramentas para concluir uma boa pesquisa e isso é incrível!

 

"O truque para qualquer coisa é acreditar que ela é possível. Quando você acredita em sua própria habilidade para fazer algo, mesmo que seja algo assustador, isso lhe dá um poder quase mágico. A autoconfiança é mágica."

 

Amei ! Não posso recomendar o suficiente!

23 Comentários

  1. Esse livro com a capa maravilhosa tá na minha wishlist faz tempo!
    Adorei saber que o tema águas-vivas é uma métafora, e quero muito ler mais sobre!
    Espero poder ler em breve!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu já fiz essa leitura e adorei. Primeiro, confesso que fiquei interessada por conta da capa que é linda, mas a premissa é bem instigante. E claro que eu adorei poder conferir suas impressões a respeito. Compreendo bem sobre as metáforas as quais você comentou e concordo plenamente, sem contar que é interessante conferir sobre a temática apresentada.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostou da história.
    Eu confesso que não faz o meu estilo de leitura por ter uma narradora criança, já tentei de todas as formas e isso não rola pra mim, não consigo me envolver emocionamente com o protagonistas
    Mas realmente a temática é muito boa e profunda, que bom que foi uma excelente leitura pra ti

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Me encantei com a premissa do livro!
    Já tinha visto a capa, mas não tive a oportunidade de ler. Fiquei muito interessada na leitura e quero adiciona-lo na minha lista o mais breve possível. Adorei a resenha e a indicação. Fico feliz por ter gostado da leitura e por ter compartilhado conosco.
    Bjs e até mais!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá adorei sua resenha, uma forma simples de escrita, adorei o livro me parece ser uma leitura voltada pra jovens mais que pessoas mais velhas podem ler também, gostei da maneira que autora construí os personagens e usar água vivas deve ter um sentindo que quero descobrir, beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Amei a resenhe e eu estou louquinha para ler esse livro, desde que lançou.
    Aparentemente pode passa a impressão de um livro bobo, mas com certeza engana direitinho.
    Tão bom quando gostamos tanto de um livro que nem sabemos como recomendá-lo, não é?
    Se eu já queria ler, apos sua resenha quero mais ainda.

    BJs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  7. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura a ssim tanto... Fico bem curioso!!

    Acho ótimo que a obra explore estes seres a nível cientifico construindo essa tal metáfora! E ainda bem que a protagonista te cativou! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Eu já li esse livro e adorei a história.
    A trama é muito delicada, daquelas que emociona, deixa o leitor envolvido com toda a trama, do início ao fim.
    Um livro que eu indico, pois me conquistou bastante.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Oi. :)
    Adorei a premissa e sua resenha me deixou bem curiosa.
    Me parece ser um livro triste pela perda de alguém, mas ao mesmo tempo envolve o leitor e instiga a curiosidade.
    parabéns pela resenha, não conhecia o livro nem a autora, mas me conquistou.
    Blog As Meninas Que Leem Livros.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Não é a primeira resenha que leio desse livro, e mais uma vez me senti desesperada pela leitura. Nunca li nada sobre o tema, e acredito que os fatos científicos devem enriquecer e muito o enredo, ainda se a autora ensina ferramentas para concluir uma pesquisa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Queria tanto um spoiler pra saber como termina... Hahahah Acho essa capa maravilhosa e ganhei de aniversário, não vejo a hora de iniciar a leitura.

    ResponderExcluir
  12. Esse livro causou uma grande comoção ano passado.
    Que bom que você gostou tanto. Eu acho que a história tem potencial, do contrário a maioria não iria elogiar, né? Hahahaha
    Mas não sinto vontade de ler porque acho juvenil demais, não costumo me identificar com histórias assim. Mas não descarto uma leitura no futuro!

    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu sempre fui bem cética em relação a esse livro, sempre teve uma coisa que me impedia de ler e nunca soube bem o porquê. Mas, agora lendo a sua resenha, eu deixei de lado todos esses preconceitos que tinha em relação a história e estou morrendo de vontade de ler, principalmente por causa dessas metáforas utilizadas com as águas vivas. Parabéns pela resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    Poxa, temas como esse não fazem muito a minha cabeça pois não curto muito.
    Parabéns pela sua resenha!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Jéssica!
    Esse livro parece ser tão fofinho! Eu tenho ele na estante, mas ainda não tive tempo para ler quero ainda incluí-lo entre as leituras de algum mês mas ainda não consegue. Acho que vou gostar da história e o bom é que me pareceu uma leitura rápida.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bom?
    Adorei a capa desse livro desde que o vi pela primeira vez!
    E a história parece ser muito emocionante, ainda mais se tratando de algo tão puro como a amizade. Espero ter a chance de conferir a obra em breve!

    ResponderExcluir
  17. Oie! Tudo bem?

    Perdi as contas de quantas resenhas já li desse livro e em todas elas minha vontade de realizar a leitura da obra cresce mais e mais, e a sua resenha não poderia ficar para trás, não vejo a hora de poder conferir essa história!

    Bjss

    ResponderExcluir
  18. Oi Jéssica, como está?
    Mais uma resenha desse livro e de novo quero botá-lo na minha lista de futuros. Puxa, assim fico sem saber o que fazer, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Com certeza a proposta do livro é bem instigante e nos faz querer saber até onde Suzy irá para obter a verdade.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bom?
    Li esse livro ano passado e fico feliz que a leitura tenha lhe agradado tanto! Eu também curti muito e confesso que também amei a personagem (com todas as qualidades citadas por você) e a metáfora envolvendo águas vivas para explicar e ajudar a personagem lidar com suas perdas. Adorei ver um pouco desse livro aqui rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Amei a capa é a premissa deste livro!
    Não imaginava que as águas vivas eram na verdade uma metáfora
    Fiquei mais interessada ainda
    Não conhecia este livro.novidades são sempre bem vindas no meio literário

    ResponderExcluir
  21. Oi, primeiramente é sempre bom quando vemos um livro que alguém amou... no entanto, essa história com essa parte das aguas vivas, mesmo que seja uma metáfora, não me agrada muito. Não acho tão interessante saber coisas tecnicas sobre esses bichos que quando resolvem se enroscar em você doem bastante (sim, tenho problemas pessoais com elas kk). Então não sei se é uma história que eu iria amar, mas achei interessante esse mistério que tem, essa coisa de ter que lidar com a morte e a perda e não saber muito.. sobre as mudanças da vida, enfim, tudo! Não sei se vou conseguir ler por agora, mas vou deixar anotada para dar uma chance!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Eu não conhecia esse livro, mas eu adorei poder conhecer. A questão da amizade me chama muito atenção e fiquei curiosa para saber porque a garota se fecha tanto assim, sei que existe a questão da morte da ex amiga, mas eu fiquei intrigada, além de querer entender mais sobre essa metáfora com as águas vivas. Eu sou apaixonada por qualquer animal marinho. Meu sonho de infância era ser bióloga marinha hahaha, por isso eu gostei muito de poder conhecer esse livro. Dica anotada!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  23. Olá

    NSempre tive muita curiosidade sobre esse livro mas nunca tive coragem de ler por ter passado algo parecido que a personagem. Quando estava no ensino médio uma amiga minha morreu, e isso me devastou, até hoje não consigo pensar sobre isso sem me abalar. Fiquei curiosa pra saber sobre as metáforas que você falou, é bem interessante a autora usar o ramo biológico das criaturas para explicar a tristeza da personagens. Enfim, é um livro interessante mas que ainda deixo longe de mim.

    Bjão
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir