l

  • Ano de lançamento:2017
  • Número de Páginas:188
  • Editora: PedrAzul
  • Onde Comprar: PedrAzul
  • Adicione no Skoob: Alina
  • Classificação:

Modelo3-5

  • Livro cedido pela editora*

Sinopse: Amor e paixão no Brasil colonial!Ambientada na Bahia século XVI, com passagens em Lisboa, Alina conta a história da família Cirilo, que veio de Portugal com o intuito de ajudar na colonização do Brasil. Alina Cirilo amou o jovem advogado Pedro Garcia desde a primeira vez que o viu – um grande amor, porém, proibido. Apaixonada por Pedro, com quem havia se deitado, ela é enviada pelo pai para longe, mas já levava a semente dele dentro de si. Sem escolha, longe de casa, vivendo em meio aos índios, ela conhece Naru, um mestiço com modos de fidalgo. Sozinha, carente, ela deixa-se conquistar pelo jovem belo e doce mestiço, embora nunca tenha esquecido Pedro. Amor, laços familiares, renúncias, traições e reencontros surpreendentes.

Essa história é ambientada no século XVI, mais precisamente em 1580, quando a família Cirilo veio de Portugal para o Brasil, com o intuito de ajudar no período de colonização na Bahia, devido a uma estreita relação com Filipe I, o rei.

 

Alina tinha apenas 12 anos quando se apaixonou por Pedro Garcia e essa paixão a acompanhou por muitos anos, mas esse amor sempre foi proibido. Eles tinham uma amizade muito forte, sempre estavam juntos e quando os sentimentos de ambos vieram à tona, foi difícil resistir à tentação.

 

Se sentindo culpada, ela não vê outra alternativa a não ser ir embora de Salvador, por isso foge para a fazenda da irmã.

 

alina-pedra-azul-editora-emilia-lima-2

 

Quando chega ao seu destino, descobre que dentro do seu ventre tem um fruto da sua noite de amor com Pedro por isso fica desesperada e começa a fazer planos com uma índia para fugir. Em poucas semanas, fugiram para uma aldeia indígena bem distante afim de despistar a família sobre a sua gravidez.

 

Nessa aldeia ela conhece Naru, um homem mestiço, índio, porém com modos de fidalgo. Eles começam uma linda amizade, ele ajuda em tudo, sempre está disposto a fazer o melhor para Alina. Depois de algum tempo sozinha, ela acaba deixando Naru entrar na sua vida e aceita seu pedido de casamento.

 

Muitas reviravoltas acontecem nessa história, será que Alina um dia vai esquecer Pedro Garcia?

Amei essa história! Sou apaixonada por romance histórico e nunca tinha lido nada ambientado no Brasil, gostei muito que a autora colocou algumas notas no rodapé sobre os fatos históricos destacados, além de ser um romance lindo, conseguimos aprender muito lendo esse livro!

 

No início fiquei um pouco brava com o envolvimento de Alina e Pedro, pois sempre foi proibido. Não vou dizer muito sobre esse assunto para não dar spoiler, mas ao longo da história consegui perdoa-los e entender todos os seus motivos.

 

Torci muito para o relacionamento dela com Naru, ele é um homem incrível, altruísta, guerreiro e mesmo sabendo que ela não o amava tanto quanto ele, sempre deu o seu melhor!

 

Alina é uma personagem forte, determinada e o que eu mais gostei nela foi a simplicidade e a forma como sempre tratou as pessoas, numa época onde a escravidão era muito comum.

 

“Alina jamais via o mundo pelo lado material. Tudo nela era pura emoção. Ela amava a simplicidade e, acima de tudo, respeitava a maneira de pensar das pessoas, mesmo quando discordava delas, pois sabia o verdadeiro sentido da palavra liberdade”

 

A diagramação do livro está impecável, a fonte, a capa, as ilustrações. A PedrAzul arrasou nessa edição! Gostei muito dessa história, a narração, os personagens, adorei a escrita da Emilia Lima e mal posso esperar para ler os outros livros da série, Ágata e Dandara.

alina-pedra-azul-editora-emilia-lima

 

Ps: Está rolando uma promoção linda do “Dia dos Namorados” no site da editora PedrAzul, confira esse super desconto :http://www.pedrazuleditora.com.br

15 Comentários

  1. Olá
    Eu amo esse gênero e é claro que eu adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro. Apaixonada por essa capa, por sinal!! É um título que já esta na minha lista de desejados, desde que soube do seu lançamento, e depois porque só leio bons comentários, assim como na sua resenha, que me deixou ainda mais motivada e instigada para conhecer essa trama, que parece ser bem envolvente, heim?! Acho que irei adorar e não vejo a hora de ter meu exemplar em mãos!
    Boas leituras :)
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oiii
    Sou apaixonada por todos os livros desta editora.comprei este q alguns dias mas ainda não recebi
    Tua resenha me deixou mais louca ainda para fazer esta leitura imediatamente.adsim que chegar vai pra pilha rsrs
    Sei que irei amar.assim como vc gostou.
    Estou mega curiosa para saber porque o amor dela com Pedro era proibido.
    E me apaixonar por Malú😍

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Que capa linda! Meu Deus, eu QUERO esse vestido <3
    Fiquei curiosa sobre um fator, ela fica com Naru ou Pedro? Gente, necessito saber. Você fala que Naru é perfeito com ela mesmo sabendo dos seus sentimentos por outro. A história realmente te deixa curiosa sobre o desfecho e sim, a diagramação pelo o que eu vi através das fotos está incrível! Obrigada pela maravilhosa resenha e pela dica ❤️
    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Vi esse livro no instagram,
    mas nem parei para ler do que se tratava, agora que sei decidi que não vou ler, porque já me vejo com raiva, primeiro torci por ela com Pedro e depois com Naru, mas como vi que ela não vai esquecer Pedro e que reencontros acontecem na história, já juntei dois mais dois e imagino que ela deixará Naru para ficar com Pedro ou Naru morre ou sei lá, mas já imaginei uma série de coisas que vai me frustrar e nem quero mais ler hahahaha porque sou dessas.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Olá Jéssica,

    Não sou muito de ler romances de época, mas achei super interessante por ele ter sido ambientado no Brasil, deve ser uma leitura muito diferente por conta disso. Estou achando que a Alina se apaixona por um escravo. Estou certa? Se for isso com certeza quero muito ler esse livro.

    Um beijo e obrigada pela resenha
    http://floraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jéssica. Tudo bem?
    Confesso, que eu também adoro histórias de época, pois é uma oportunidade de conhecer costumes e comportamentos de outras época. Como você, eu ainda não tive a oportunidade de ler histórias que se passam no Brasil desse gênero. É a primeira que ouço falar. Eu até fiquei interessado no livro, mas não fiquei tão animado com a história. Talvez seja uma impressão precipitada, mas vou anotar aqui para ler quando tiver oportunidade, pois parece ser um livro interessante. Adorei a resenha.
    Abraço!

    meuniversolb.wixsite.com/meuniverso

    ResponderExcluir
  7. É o segundo livro que eu vejo na blosfera falando sobre o Brasil e de época! Finalmente os autores estão deixando de lado esse preconceito que não se pode ter boas histórias com a história aqui do país.

    O que me chamou mais a atenção nesse livro foi o fato de que ele se passa em uma aldeia indígena, coisa difícil em se ver em livros. Eu pelo menos nunca li.

    Fiquei bastante curiosa para saber o final da história. Parabéns pela resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bem?
    Realmente, a edição está maravilhosa! Amei a história em si, também adorei o fato de se passar no Brasil, e a ilustração da foto está linda! Espero poder conferir a obra em breve, pois me interessei mesmo!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Ainda não conhecia esse título, mas achei a premissa muito interessante e gostei disso!
    Sua resenha está muito interessante e instigante. Como assim tem um negócio proibido aí? O que fez ser proibido? Como a autora lida com isso?
    A edição está maravilhosa e vou super anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oie! Tudo bem?

    Achei a proposta do livro bem diferente do que sou acostuma a ler em relação a esse gênero, mas faltou alguma coisa na obra que despertasse realmente meu interesse para realizar a leitura dele, mas vou deixar o nome anotado e procurar mais sobre o livro, quem sabe eu mude de ideia!

    Bjss

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Que história interessante a desse livro!
    Pelo jeito Alina sofreu pra caramba ehn rssrrs Imagino como deveria ser difícil naquela época para uma mulher engravidar de um homem que o relacionamento era proibido e depois ter que fugir para uma tribo e viver os costumes bem diferentes do que aprendeu.
    Com certeza é algo que eu leria depois da sua resenha, pois você conseguiu chamar bastante a minha atenção com a obra

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu sou louca por romance de época e só de ver esse livro já me interessei mesmo, eu gosto de personagens fortes e determinadas, e o casal é muito contagiante. Já está na minha lista, ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  13. Oiiii flor!!
    Nossa!! Que capa mais liiinda!! Você acredita que eu nunca li livros de época?? Me interessei bastante sobre esse livro por ser ambientado aqui no Brasil Antigo. Adorei!!

    ResponderExcluir
  14. OOi!
    Não conhecia o livro, mas de capa me apaixonei por essa capa.
    Amooo o gênero, e a premissa despertou bastante minha curiosidade. Saber que a protagonista é uma mulher forte me deixou ainda mais animada para realizar essa leitura. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  15. Oiii

    Amo, amo, amooo romances de época. Assim que vi a Pedra Azul anunciando o livro já coloquei na minha lista. Acho essa capa maravilhosa, massss é extamente igual a "Desencontros e Desencantos" publicado pela chiado, a diferença é que o vestido está em azul, mas do resto está igual. Mas confesso que gosto muito mais dessa versão da capa hahahha Já adicionei na lista.
    Bjos

    ResponderExcluir